Bluetooth no Varejo

3 July 2007
Publicado por: Ricardo Cabianca
TwitterCounter for @cabianca
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs
View Ricardo Cabianca's profile on LinkedIn

Desde que conheci o Marketing de Relacionamento, e isso foi lá pelos anos 1999 quando atuei em uma start-up voltada para o relacionamento digital (executávamos campanhas via e-mail marketing e todos diziam que eramos loucos….rs), sempre me interessei por formas de estar próximo ao consumidor no momento da compra.

Antes de mais nada, sou defensor ferrenho do Opt-in, para quem não sabe é a forma inteligente e educada de levar uma informação até o consumidor, perguntando antes se ele quer receber. Olhando mais a fundo, a autorização não somente é ética quanto é importante para colher informações do perfil do consumidor e “entregar” exatamente o que ele quer e necessita.

Logomarca BluetoothBem, voltando aos pontos de contato, com a tecnologia evoluindo sempre ficava atento as novidades e com o Bluetooth não foi diferente. Lembro que há muito tempo atrás li que nos EUA (sempre lá) começaram a usar aplicado no varejo. Eu tentei implantar uma ação teste em um shopping aqui em Curitiba, mas o que ouvi foi que ninguém sabe o que é ou tem um celular com Bluetooth…mas por isso que era um teste!!! Não vingou…

Na Espanha, a Telefónica Móviles instalou um dispositivo de Bluetooth próximo a pontos de venda e o consumidor que estiver num raio de até 50 metros pode baixar promoções, ofertas, cupons e o que mais se imaginar pelo celular. Para nao ser considerado publicidade invasiva, o conteúdo precisa ser autorizado pelo usuário.

Pelo que foi noticiado, a rede El Corte Inglés fez um teste recentemente e conseguiu que 28,000 consumidores baixassem uma promoçao de perfumes. Ou seja, dá certo. É claro que para resultados positivos é necessário motivação para o uso dos celulares com Bluetooth, mas não vejo que isso seja impeditivo.

Li esta nota no Blue Bus, assinada pela colunista Deborah Serra (direto da Espanha) e ela comenta que se a moda pegar, no natal seremos bombardeados por mensagens em nosso celular. É bem capaz, mas lembrando: para receber mensagens via Bluetooth é necessário que cliquemos em OK e se não fizermos isso, não recebemos mais nada.

Para ler a nota completa, clique aqui.

2 comentários

  1. Lucas Karasinski - 31 October 2007 :

    Cara muito bom seu blog!!vou voltar mais vezes…
    bom eu gostaria de pedir um favor!Estamos elaborando o projeto de conclusao de curso de Marketing da Unicenp, e um assunto é o mobile marketing, incluindo o bluetooth…tem alguma forma da gente conversar para eu poder fazer algumas perguntas ?? :P agradeco a atencao!!!

  2. Ca'bianca - 31 October 2007 :

    Lucas, grato pela sua visita. Para ter acesso ao conteúdo do blog, assine o feed. Acredito que fica mais fácil.

    Quanto ao seu projeto, claro que posso ajudar. Vou encaminhar um email para vc.

    Abraços

Diga o que pensa. Deixe um comentário.









Os comentários são de responsabilidade de quem assina os mesmos, não expressando a opinião dos editores e responsável por este blog. Por favor, escreva algo que realmente tenha relevância com o texto publicado. O responsável por este blog tem o direito de aprovar ou não o comentário. Qualquer dúvida, entre em contato:





Busca

Acompanhe este blog

Digite seu eMail e receba as atualizações:





Negócios Online

  • Plataforma promocional que promove o uso estratégico do vale-compras para as lojas online. Canal de mídia online na modalidade CPA - Custo por Ação - "pague" a mídia somente se vender.
  • Sistema profissional e completo de gestão de campanhas de e-mail marketing, capaz de gerar resultados efetivos de venda e crescimento da base de clientes.
  • Gerenciamento total das operações de marketing, investimentos em mídia, produtos, produção de todo conteúdo e tecnologia de uma loja de varejo online.
  • Solução completa de e-commerce ideal para lojas virtuais com previsão de vendas acima de 1,2 milhões de reais por ano.

Veja isso...



Um pouco de conhecimento...

Quem veio até aqui

blogs recomendados



  • Últimos Comentários

    • Henrique Miranda: Também encontrei à venda as sandálias Bahianas - Las originales em ima boutique junto aos iates...
    • Rafael Amaral: Feliz 2009, rapaz ;)
    • Negocios: Olá! Parabéns pela iniciativa e pela indicação para o iBest. Desejo todo sucesso no empreendimento!...
    • ClubeNextel: Parabens pelo blog… Gostei dele!!! Sucesso!!!
    • Júlio Canuto: obs.: o documentário ainda não está disponível. Assim que estiver, informo. voc~e também poderá...
    • Júlio Canuto: Cabianca, boa tarde! Muito obrigado pela divulgação do trailler e do blog! O projeto Criança e...
    • Gisele: Achou o completo? Muito interessante mesmo.
    • IBAP: casa ambiental feita com plástico reciclado veja mais em http://www.ibap.ind.br
    • Luiz Aquino: Mas porque o mercado mudou, se diante de um histórico tão ruim na internet, você comprou justamente...
    • Adao: Cara, no site da gazeta tá informando as contas para depósito. Pelo que eu sabia o depósito deve ser feita...


  • últimos textos



    • CATEGORIAS

    Arquivos


    Copyright Ca'bianca 2008